20 de setembro de 2017 – quarta-feira – noite

Por:Julio Machado
Agenda

12

Sep 2017

Informações sobre o evento:

Data: 20/Sep/2017

Localidade: Três Marias - MG

Horas: 19.3Hrs

INSTITUTO EDUCACIONAL BARREIRO GRANDE – Palestra para pais –

TEMA: Como administrar o uso do celular na convivência familiar

A cada dia surgem mais pesquisas e reportagens alertando sobre os malefícios do uso descontrolado dos aparelhos celulares, principalmente com crianças e adolescentes que são facilmente “abduzidos” pelo mundo digital. Estudos tem revelado que os smartphones não são tão inofensivos quanto parecem. Esses atraentes e sofisticados aparelhos estão modificando não só o nosso modo de agir e de nos relacionar, mas tem, sobretudo, impactado o nosso SER, gerando um quadro de extrema vulnerabilidade emocional. Aqui os adultos também estão incluídos.

O uso compulsivo da internet e das redes sociais tornou-se um dos maiores paliativos para aplacar a solidão, dando-nos a ilusão do companheirismo sem, contudo, impor as exigências e as particularidades dos relacionamentos concretos. Daí, começamos a nos robotizar e isso só faz aumentar os quadros de depressão e a propensão ao suicídio, principalmente entre os adolescentes.

Outro efeito colateral desse momento humano-tecnológico é a falta de foco das novas gerações que tem afetado o rendimento nos estudos e promovido uma indisposição para a leitura e atividades motoras.

Sinceramente, estou muito preocupado com todo esse quadro e, principalmente, com a pouca intervenção educativa no intuito de promover uma conscientização para uma necessária correção de rota. Todos nos sentimos de certa forma novatos e ainda deslumbrados com essas novas tecnologias. Precisamos acordar.

Proponho então fazer palestras nas escolas, empresas, associações etc., tanto para os ADOLESCENTES como para os PAIS, promovendo uma sensibilização educativa e lúdica, valendo-me para isso das mais recentes pesquisas, vídeos e relatos de casos. O intuito não é coibir ou demonizar o uso dessas novas tecnologias, mas, sim, conscientizar para a sua adequada utilização e, sobretudo, apontando para modos saudáveis e eficazes de satisfazer as necessidades humanas mais profundas.

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br