28 de março de 2017 – terça-feira – tarde

Por:Julio Machado
Agenda

29

Mar 2017

Informações sobre o evento:

Data: 28/Mar/2017

Localidade: Belo Horizonte - MG

Horas: 14Hrs

HOSPITAL ALBERTO CAVALCANTI – REDE FHEEMIG – Palestra para funcionários –

TEMA: A força do trabalho em equipe

“Para viver num mundo quântico, para tecer aqui e ali com facilidade e graça, teremos necessidade de modificar aquilo que fazemos. Teremos de parar de descrever tarefas e dedicar-nos a facilitar o processo. Precisamos adquirir conhecimentos sobre como construir relacionamentos, como alimentar o crescimento e como desenvolver coisas. Todos nós vamos precisar de melhores capacidades para ouvir, para comunicar e para facilitar grupos, porque são esses os talentos que criam relacionamentos sólidos. O poder nas organizações é a capacidade gerada pelos relacionamentos.”

 (Margaret J. Wheatley, no seu livro  “Liderança e a nova ciência”)

Uma equipe não é o mesmo que um grupo. Um grupo é apenas um conjunto de indivíduos, um “amontoado” de elementos incongruentes e desafinados. Uma equipe é como uma orquestra afinada, sendo o líder aquele que exerce o papel do maestro promovendo o alinhamento do seu corpo funcional dentro de um objetivo comum.

No instante em que a tarefa exige a participação de mais de uma pessoa, passa a ser necessária uma disponibilidade para aprender a trabalhar em equipe. Esse aprendizado é o mais novo desafio de uma empresa que deseja aumentar sua velocidade para mudanças, em um mundo em rápida transformação. Isto também implica acelerar a eficiência organizacional através de um maior entrosamento entre as diferentes áreas da empresa, melhorando a comunicação e, consequentemente, aumentando a produtividade com menor custo material e humano.

Em uma equipe valoriza-se a contribuição de cada indivíduo, mas a excelência é um atributo do conjunto e não um simples somatório de qualidades e talentos individuais. A combinação de qualidades como prontidão, coragem e eficiência (vontade); cuidado, confiança e vínculo (coração); entendimento, visão e integridade (mente) – de modo equilibrado – resultam numa poderosa sinergia.

A partir dessa Consciência de Equipe, forjamos uma cultura organizacional e um modo de funcionamento cuja força e permanência ultrapassam os indivíduos que a formam. Assim sendo, uma empresa pode manter sua excelência apesar da rotatividade dos seus profissionais.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br