28 e 29 de abril de 2017 – sexta e sábado

Por:Julio Machado
Agenda

19

Apr 2017

Informações sobre o evento:

Data: 28/Apr/2017

Localidade: Pouso Alegre - MG

Horas: Hrs

COLÉGIO ANGLO DE POUSO ALEGRE – Palestras para estudantes e pais –

dia 28/04 – manhã – palestra para alunos dos 3º anos do ensino médio –

TEMA: A busca do que faz sentido – orientação vocacional

Sabemos que o estudante do ensino médio é confrontado com uma sobrecarga de matérias para estudar que, somada às dúvidas pessoais, pressões familiares e sociais, cria um terreno propício para ansiedade, medo e, sobretudo, falta de confiança em si mesmo.

Hoje as escolas que aceitaram o desafio da EDUCAÇÃO INTEGRAL, em sua maioria, estão atentas ao desenvolvimento da chamada INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, ciente de que não basta atuar apenas sobre o Q.I. do estudante. É fundamental ajudá-lo, também, no desenvolvimento do seu lado emocional e humano, fator de extrema relevância para o sucesso profissional.

“A BUSCA DO QUE FAZ SENTIDO” é uma abordagem que, além de discutir questões relacionadas ao mercado profissional e a empregabilidade, sensibiliza também para a importância do autoconhecimento, enfocando a descoberta da chave do sucesso que está dentro de cada um – os talentos.

dia 28/04 – noite – palestra para pais

TEMA: Para educar não basta amar

Muita gente julga que o amor tem o poder de superar tudo, que é preciso apenas amar bastante e tudo ficará bem. Contudo, a experiência mostra que isto não é verdade. Muitos pais são forçados a admitir que, apesar do amor que dão a seus filhos, estes não se desenvolvem como eles esperavam.

Para que o amor dê certo, é preciso que existam outros elementos ao lado dele, dando-lhe suporte, da mesma forma como o jarro dá suporte à água, para que esta não se perca, tais como:

  • aprender a colocar os limites necessários;
  • aprender a educar mais pelo exemplo do que por sermões;
  • aprender a colocar mais a atenção no que queremos, em termos de comportamento, do que naquilo que não queremos;
  • aprender a negociar e a fazer bons tratos, diminuindo os maus-tratos;

Sobre uma nova abordagem do amor e destes outros elementos, que iremos tratar nesta palestra, a fim de:

– otimizar o nosso tempo com a família, tornando a convivência mais prazerosa;
– ter uma autoridade natural sobre os filhos, sem precisar recorrer a imposições desgastantes;
– melhorar a nossa atenção… apesar da falta de tempo.


dia 30/04 – manhã – palestra no Encontro com adolescentes dos 9º anos

TEMA: Protagonismo juvenil

Se nos perguntassem qual é, hoje, o maior mal que afeta a juventude, não começaríamos falando sobre drogas, violência, desemprego, etc. Falaríamos primeiro da apatia, da indiferença, da falta de compromisso (num tô nem aí) com a vida de um modo geral.

Como um reflexo da sua própria impotência, o mundo adulto tem oferecido aos jovens poucas oportunidades de cultivar valores como: solidariedade, compaixão, trabalho em equipe, cidadania, amor, ética. Ainda predomina entre nós a consciência do salve-se quem puder: cada um garantindo o seu pedaço, defendendo o seu lugar, como se isso fosse possível, estando todos num mesmo barco.

Não aceitar a responsabilidade pela realidade em que vivemos é, ao mesmo tempo, nos desobrigarmos da tarefa de transformá-la, colocando na mão do outro a possibilidade de agir. É o mesmo que não assumir nosso próprio destino porque não nos sentimos capazes de alterá-lo. A atitude decorrente dessa visão da realidade é sempre de fatalismo ou de subserviência, nunca uma atitude transformadora e cidadã.

Esta palestra tem por objetivo trabalhar com as lideranças adolescentes – ensino fundamental e médio – no intuito de embasá-los para desenvolver as qualidades essenciais de um líder, a fim de que possam promover uma influência positiva e natural junto aos seus colegas.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br