A importância da formação do Professor-Educador para uma escola inclusiva

Por:Julio Machado
Escola

10

May 2011

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-EDUCADOR PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA –

Palestra para professores e especialistas em educação 

“A grande questão é: nós vamos dar chance para as crianças aprenderem a conviver com as diferenças ou vamos cada vez mais colocá-las em clubes privados onde todos são semelhantes?
Na busca de uma vida mais democrática, colocar a criança em uma escola onde há diversidade é o primeiro ponto.
A função da escola é fazer a passagem da vida privada para a vida pública.
” (Rosely Sayão).

Um grande número de escolas não estão preparadas nem para educar para vida pública e muito menos para educar para a relação com o conhecimento. Assim ficam mais preocupadas que seus alunos aprendam conteúdo do que com a postura que devem ter para se relacionar com o conhecimento.
Até o quinto ano do ensino fundamental, a gente deveria ensinar o que é ser aluno, o que é ter colegas, o que é agir coletivamente, quais as posturas físicas e mentais para se relacionar com o conhecimento. Hoje a gente tem uma grande dificuldade de trabalhar isso. Espera-se que o aluno chegue à escola sabendo o que é ser aluno.

Esta palestra pretende sensibilizar os professores para essa nova postura de um professor-educador: aquele que interage, que enxerga o humano por detrás das aparências e das capas sociais, que valoriza o talento próprio de cada pessoa, que incentiva o estudante a buscar as informações, enfim, que está comprometido com a construção da autoestima de seu aluno.

DURAÇÃO: aproximadamente 90 minutos.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br