Afinação de equipes

Por:Julio Machado
Workshops

25

Mar 2013

AFINAÇÃO DE EQUIPES –

Workshop para equipes de trabalho (08 a 16 horas) –

“Esqueça suas ideias antigas e ultrapassadas a respeito de liderança e trabalho em equipe. A empresa de maior sucesso na atualidade será a chamada organização de aprendizagem”. (Peter Senge)

Aprender a aprender é o mais novo desafio de uma equipe que quer aumentar a sua velocidade para mudanças, num mundo em rápida transformação. Isto também implica acelerar a eficiência organizacional, aumentando a motivação e o sucesso em seus empreendimentos com menos custo material e humano.

Uma equipe não é o mesmo que um grupo. Um grupo é apenas um conjunto de indivíduos, um “amontoado” de elementos incongruentes e desafinados. Uma equipe é como uma orquestra afinada, sendo o líder aquele que faz o papel do maestro no sentido de promover o alinhamento do seu corpo funcional dentro de um objetivo comum.

Para melhorar a afinação de uma equipe, precisamos desenvolver:
• uma visão geral dos objetivos da organização, compartilhada por todos os componentes do conjunto (do servente ao diretor);
• maior fluidez e afetividade na comunicação interpessoal;
• disponibilidade para dialogar e rever antigos modelos mentais;
• “espírito de criança”, resgatando a leveza, a confiança e a brincadeira, para interagirmos com mais prazer e criatividade;
• atitude proativa: habilidades para tornar a vida melhor e criar seu futuro, ao invés de esperar que as coisas melhorem se tivermos “sorte”;
• a competência emocional para abandonarmos as “rotinas defensivas”, a necessidade de controlar e de se impor aos demais. Esta competência também inclui a capacidade de ficar bem consigo mesmo, autoconfiança, tolerância, humildade e a compreensão de fazer parte de um Todo (espiritualidade).

Este workshop pretende apontar as principais deficiências de aprendizagem e ajudar a encontrar os meios para serem superadas, através da revisão de velhas maneiras de pensar e interagir.

METODOLOGIA: A abordagem será feita através de palestras e exercícios prático-vivenciais, utilizando-se jogos, simulações, filmes, dinâmicas de grupo, de modo que a teoria seja uma decodificação das experiências vividas pelo grupo, buscando a sua aplicação na realidade pessoal.

TAMANHO DO GRUPO: máximo 60 participantes

DURAÇÃO DO TRABALHO: até 16 horas

LOCAL : de preferência um pouco retirado da cidade, com sala de reuniões espaçosa e confortável, com área externa e espaço verde para realização de atividades ao ar livre.

MATERIAL DE APOIO: flip-chart, data-show, som com saída para computador.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br