Aprendendo a aprender nas organizações

Por:Julio Machado
Liderança e Gestão

26

Mar 2009

APRENDENDO A APRENDER NAS ORGANIZAÇÕES

Palestra para lideranças

Hoje no mundo empresarial é sabido que a empresa terá mais sucesso quanto mais rápido for a sua capacidade de aprender. Isto pode ser a única vantagem competitiva sustentável. Quando as equipes estão realmente aprendendo, além de produzirem resultados extraordinários em conjunto, seus integrantes também se desenvolvem com maior rapidez no sentido individual, tornando-se melhores pessoas.

As organizações de aprendizagem são possíveis porque, no fundo, todos somos aprendizes. O aprendizado faz parte da nossa natureza e, além disso, todo ser humano gosta de aprender.

Aprender a aprender começa com o desenvolvimento da capacidade de dialogar . No diálogo, ocorre a exploração livre e criativa de questões complexas e delicadas, onde cada um “escuta” e respeita as idéias do outro. No diálogo, as pessoas passam também a ser observadores do seu próprio pensamento, percebendo, inclusive, as táticas de defesa que podem sabotar o aprendizado.

Enfim, virtudes como a humildade e o respeito; a visão de que fazemos parte de um todo maior e que podemos ser mais inteligentes quando somos juntos do que separados – são os principais elementos que precisamos para podermos aprender, isto é, termos a capacidade de fazer as mudanças necessárias, tanto em nós mesmos como nas organizações.

DURAÇÃO:  aproximadamente 1,30 h.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br