Cidadania e empregabilidade para universitários

Por:Julio Machado
Escola

26

Mar 2009

CIDADANIA E EMPREGABILIDADE PARA UNIVERSITÁRIOS –

Palestra para calouros e universitários

Sabemos que o estudante universitário é confrontado com uma sobrecarga de informações que, somada às dúvidas pessoais, pressões familiares e sociais, cria um terreno propício para ansiedade, medo e, sobretudo, falta de confiança em si mesmo.

Cresce, assustadoramente, o número de jovens que entram para a faculdade e depois não sabem o que fazer com o curso que fizeram. Isso se antes não trocaram de curso ou o abandonaram. Depois, engrossam as fileiras dos prestadores de concurso públicos em busca da estabilidade e do salário. Nesta cultura do mais, mais e… nada, temos muitas crianças e adolescentes com depressão e o índice de suicídio tem aumentado muito entre os jovens adultos. O grau de insatisfação com a vida é muito grande.

Que diferenciais agregam mais valor à empregabilidade hoje?
Qual o peso do lado humano e do lado técnico na hora de se contratar um recém formado?

As empresas estão buscando no mercado, não um diploma, mas um perfil de estudantes bem formados, isto é, que aprenderam não apenas um conteúdo técnico mas, sobretudo, aprenderam a aprender. Valores como: trabalho em equipe, afetividade, cidadania, preservação ambiental, espiritualidade… estão na ordem do dia. Portanto, as faculdades alinhadas a uma proposta inovadora e humanista não podem descuidar em também desenvolver as competências interpessoais, emocionais e filosóficas dos seus alunos.

Cidadania e Empregabilidade aborda questões relacionadas ao mercado profissional e à responsabilidade social de cada um. Nessa reflexão o autoconhecimento e a descoberta dos talentos são tratados como chaves para a realização profissional e humana.

DURAÇÃO: palestra de aproximadamente 1,30 h.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br