Criatividade e clima organizacional

Por:Julio Machado
Liderança e Gestão

26

Mar 2009

CRIATIVIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL

Palestra para líderes e liderados

Não é necessário ser um gênio para ser criativo. Não precisamos ter uma ideia por dia. Não precisamos ser geneticamente corretos. A criatividade está dentro de cada um de nós – e pode, sim, ser despertada, construída, treinada, melhorada.

A criatividade é um grande enigma. Por que uma ideia nova, em arte ou ciência, salta do inconsciente, num determinado momento e vem à luz da consciência? Hoje é sabido que o que mais favorece o processo criativo é a construção de um ambiente propício, de um estado de tranqüilidade mental e emocional donde surgirão novas ideias e insights.

Cada empregado é convidado a zelar, ocupar-se, responsabilizar-se e envolver-se com os colegas, com o trabalho, enfim, com a empresa em sua globalidade. É como cuidar da própria casa fazendo com que cada cômodo seja impregnado de uma atmosfera positiva. É neste cenário que a criatividade brota como uma manifestação natural do ser. E para isto é preciso ter coragem, que significa agir com o coração, pois todo ato criativo, por ser novo, pode incomodar.

Como seres humanos somos chamados a realizar algo novo, a entrar na terra de ninguém, a penetrar na floresta onde não há trilhas prontas e da qual ninguém jamais voltou para nos servir de guia. A criatividade advém do encontro com o manancial do mundo, expressa de uma forma única por cada ser.

DURAÇÃO: aproximadamente 1:30 h.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br