Criatividade e inovação

Por:Julio Machado
Workshops

25

Mar 2009

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO –

Workshop para colaboradores em geral (08 a 16 horas) –

Não é necessário ser um gênio para ser criativo. Não precisamos ter uma ideia por dia. Não precisamos ser geneticamente corretos. A criatividade está dentro de cada um de nós – e pode, sim, ser despertada, construída, treinada, melhorada.

A criatividade é um grande enigma. Por que uma ideia nova, em arte ou ciência, salta do inconsciente, num determinado momento e vem à luz da consciência? Hoje é sabido que o que mais favorece o processo criativo é a criação de um ambiente propício, de um estado de tranqüilidade mental e emocional donde surgirão novas idéias e insights. É o que chamamos de um bom clima organizacional.

Cada empregado é convidado a zelar, ocupar-se, responsabilizar-se e envolver-se com os colegas, com o trabalho, enfim, com a empresa em sua globalidade. É como cuidar da própria casa, fazendo com que cada cômodo seja impregnado de uma atmosfera positiva. É neste cenário que a criatividade brota como uma manifestação natural do ser. E para isto é preciso ter coragem, que significa agir com o coração, pois todo ato criativo, por ser novo, pode incomodar. A criatividade advém do encontro com o manancial do mundo, expressa de uma forma única por cada ser.

CONTEÚDO:

• o contexto altamente favorável à criatividade;
• mudanças e atitudes facilitadoras;
• percepção e realidade;
• paradigmas, crenças e verdades pessoais;
• o processo criativo e suas ferramentas;
• ingredientes fundamentais: comunicação, respeito às pessoas, administração de conflitos e compromisso com resultados.

OBJETIVOS GERAIS:

• expandir o senso perceptivo (sensibilidade), afetado tanto pelo stress pessoal como pelas pressões e a rotina de trabalho;
• aumentar o domínio pessoal: capacidade de tomar decisões e de assumir a responsabilidade sobre os rumos da própria vida;
• saber lidar equilibradamente com a motivação intrínseca (automotivação) e a extrínseca (recompensas materiais);
• treinar habilidades que favoreçam uma melhor afinação com os colegas de trabalho, a fim de se obter:
– maior criatividade na solução de conflitos, aumentando a fluidez nos relacionamentos;
– maior cooperação entre as pessoas;
– a redescoberta do prazer e dos valores intrínsecos do trabalho;
• aprender técnicas de relaxamento e consciência corporal, a fim de aumentar a capacidade de estar tranqüilo no momento presente, com um mínimo de ansiedade.

METODOLOGIA: A abordagem será feita através de palestras e exercícios prático-vivenciais, utilizando-se de técnicas de harmonização pessoal e grupal, técnicas de relaxamento e aumento da percepção sensorial, filmes, dinâmicas de grupo, música e canto, de modo que a teoria seja uma decodificação das experiências vividas pelo grupo, buscando a sua aplicabilidade na realidade pessoal.

TAMANHO DO GRUPO: máximo 40 participantes

DURAÇÃO DO TRABALHO: 08 a 16 horas

LOCAL : de preferência um pouco retirado da cidade, com sala de reuniões espaçosa e confortável, com área externa e espaço verde para realização de atividades ao ar livre.

MATERIAL DE APOIO: flip-chart, data-show, som com saída para computador.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br