Cuidar da pessoa e do ambiente

Por:Julio Machado
Liderança e Gestão

26

Mar 2009

CUIDAR DA PESSOA E DO AMBIENTE

Palestra para colaboradores

O Universo é como uma grande teia e todas as suas partes encontram-se interligadas. Qualquer ponto afetado repercute em toda a teia. Não existem fatos isolados, tudo está interconectado numa via de mão dupla, seja emitindo ou recebendo estímulos. É como um organismo onde tudo tem a ver com o todo.

Este novo conceito atinge profundamente a maneira de abordar a questão ambiental, antes vista apenas como uma questão de preservação do que está fora de nós. Leonardo Boff, no seu livro “Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra” denuncia a principal crise civilizacional:
“O sintoma mais doloroso, já constatado há décadas por sérios analistas e pensadores contemporâneos, é um difuso mal-estar da civilização. Aparece sob o fenômeno do descuido, do descaso e do abandono, numa palavra, da falta de cuidado”.

Hoje, cuidar do meio ambiente necessita considerar um tripé: CUIDAR DE SI, CUIDAR DO LOCAL, CUIDAR DO GLOBAL. Esta consciência mais ampliada afeta profundamente a maneira como cuidamos de nós, como cuidamos do clima organizacional e como nos relacionamos com o meio ambiente, demolindo o conceito de indivíduo desvinculado para destacar as relações.

As pessoas precisam de uma certa dose de verdade, beleza, bondade e unidade em sua experiência diária de trabalho. Se respeitarmos e alimentarmos esses quatro preceitos em todas as nossas relações com as pessoas, criaremos em nossas organizações um espírito de corporação mais forte e novas formas de lealdade, tanto no interior de nossas companhias quanto com os fornecedores e clientes.

DURAÇÃO:  aproximadamente 1:30 h.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br