Dê um tempo para você

Por:Julio Machado
motivacionais

10

May 2011

DÊ UM TEMPO PARA VOCÊ

Palestra de sensibilização

“Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim que ela virão livremente até você.” (Mário Quintana)

No corre-corre de todos os dias, precisamos parar de vez em quando para recarregar as baterias internas a fim de colocar tudo na perspectiva correta. Sem esse cuidado, a nossa percepção fica embaçada e, daí, vemos as pessoas e as situações com menos definição, com menos clareza. Na verdade, ficamos menos inspirados.

Podemos comparar essas pausas necessárias como quando tiramos a vela de barro de um filtro para limpar a sujeira naturalmente acumulada com o seu uso. A água, que custava a passar pela vela suja, agora flui com mais facilidade e abundância. Ou como aquele lenhador que pára para afiar o seu machado e, consequentemente, renderá muito mais na sua tarefa de cortar a madeira.

A prática de elevar os pensamentos além daquilo que está acontecendo é fundamental para tomar o pulso da nossa vida, organizando melhor os nossos sentimentos e as nossas ações. Esta prática nos proporciona um acréscimo do poder de não nos sentirmos afetados negativamente pelo que nos chega. As pausas nos deixam mais imunes e equilibrados.

Leonardo Boff, no seu livro “Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra”, denuncia a principal crise civilizacional:  “O sintoma mais doloroso, já constatado há décadas por sérios analistas e pensadores contemporâneos, é um difuso mal-estar da civilização. Aparece sob o fenômeno do descuido, do descaso e do abandono, numa palavra, da falta de CUIDADO.”

DURAÇÃO: aproximadamente 1:30 h.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br