Descomplicando a educação sexual dos nossos filhos e alunos

Por:Julio Machado
Familia

26

Mar 2009

DESCOMPLICANDO A EDUCAÇÃO SEXUAL DOS NOSSOS FILHOS E ALUNOS

Palestra e workshop para pais e professores

Pensar nos conteúdos de uma educação sexual é lidar com um mundo de possibilidades. É resgatar o sexo do contexto onde é confundido com pecado, “sacanagem”, machismo, para um lugar mais humano, onde as palavras-chave são: amor, beleza, responsabilidade, comunicação. Como seria possível realizar tal proposta? Onde é o lugar ideal para que isso aconteça?

Diante de um despreparo crônico dos pais para lidarem abertamente com algumas questões da educação sexual, a ESCOLA assume um importante papel colaborador. Isso requer o preparo de todo o corpo docente, de todas as pessoas mais próximas aos alunos. Vale lembrar que os mais importantes conteúdos da educação sexual são passados pelas atitudes e as reações dos educadores. A educação sexual do outro passa em primeiro lugar pela nossa, pois transmitimos, verdadeiramente, aquilo que somos e o que acreditamos.

Como educadores não podemos mais continuar usando a velha e ineficiente receita de querer controlar e ameaçar as crianças e, sobretudo, os adolescentes, assustando-os com os horrores das doenças venéreas ou do estigma ligado à gravidez acidental. A tarefa urgente que o momento nos impõe é a de ajudar o jovem, desde pequeno, a enfrentar a vida e a lidar de forma saudável e equilibrada com as manifestações sexuais próprias da sua idade.

Devemos abrir um espaço de reflexão e de compartilhamento de experiências, a fim de ajudá-lo na construção de sua escala de valores e dos referenciais de respeito e de dignidade que pautarão sua conduta dentro do nosso contexto cultural, buscando assim o amadurecimento e a felicidade.

OBJETIVOS GERAIS:
– oferecer aos educadores espaço para refletirem sobre os aspectos humanos da sexualidade e do seu processo psico-cultural;
– facilitar a revisão de posturas, preconceitos, bloqueios, enfim, dos sentimentos gerados pela educação sexual que recebemos;
– fornecer subsídios éticos, dados e informações científicas, a fim de ajudar o educador a elaborar melhor seus conceitos e sua visão a respeito da própria sexualidade e a dos outros;
– refletir sobre a abrangência da sexualidade humana e suas conexões com o amor, o respeito, a liberdade, a realização pessoal, o prazer, a espiritualidade, a família, a vida do casal;
– discutir sobre estratégias pedagógicas e os meios de se implementar os conteúdos da sexualidade humana na aprendizagem escolar.

METODOLOGIA: A abordagem será feita através de palestras e exercícios prático-vivenciais, utilizando-se de jogos, simulações, filmes, dinâmicas de grupo, de modo que a teoria seja uma decodificação das experiências vividas pelo grupo, buscando a sua aplicabilidade na realidade pessoal.

DURAÇÃO DO ENCONTRO E TAMANHO DO GRUPO:
Palestra de sensibilização: aproximadamente 1:30 h (sem limite de participantes).
Mini-curso: 04 ou 08 horas (número de participantes a combinar).
Workshop (capacitação para agentes multiplicadores): 16 horas em dois dias consecutivos, para um grupo de até 40 pessoas.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br