Ética e Consciência na escola

Por:Julio Machado
Escola

26

Mar 2009

ÉTICA E CONSCIÊNCIA NA ESCOLA –

Palestra para professores e estudantes

A prática pedagógica tem demonstrado que uma verdadeira e efetiva aprendizagem acontece quando dois fatores interagem equilibradamente: o intelectual e o afetivo. As ciências do comportamento têm também demonstrado que não basta apenas estar bem informado e capacitado tecnicamente para que as coisas funcionem bem, o fator humano tem um peso enorme em qualquer empreendimento de sucesso.

Assim sendo, a motivação para estudar, bem como o maior ou menor aproveitamento de um aluno, sofrem influência de alguns fatores “invisíveis”, como:
o “astral” do ambiente escolar, ligado ao relacionamento com os colegas e com os professores;
– a habilidade do indivíduo para lidar com as pressões e os conflitos emocionais.

Outro aspecto fundamental para o sucesso escolar é a conscientização do estudante. A consciência, neste caso, é uma ampliação da visão do indivíduo, que passa a compreender que ele faz parte de um todo maior. Que qualquer ação ou omissão da sua parte reflete em todo o sistema.

Ser consciente é muito mais do que ser obediente. A pessoa consciente atua mais pelo seu senso de responsabilidade do que por obrigação. Esta consciência demonstra uma postura ética e um engajamento do aluno a favor do seu próprio bem estar e de toda a escola.

DURAÇÃO: palestra de aproximadamente 1,30 h.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br