Ética e consciência no trabalho

Por:Julio Machado
motivacionais

26

Mar 2009

ÉTICA E CONSCIÊNCIA NO TRABALHO

Palestra para colaboradores

O Universo é como uma grande teia e todas as suas partes encontram-se interligadas. Qualquer ponto afetado repercute em toda a teia. Não existem fatos isolados, tudo está interconectado numa via de mão dupla, seja emitindo ou recebendo estímulos. É como um organismo, tudo tem a ver com o todo.

Tudo é Um. A realidade vista desta forma, dilata em muito a nossa responsabilidade, pois o que fazemos ou deixamos de fazer afeta todo o sistema. À medida que somos mais pro-ativos, cuidadosos, éticos, tornamos a nossa vida e o mundo ao redor mais saudável e harmonioso. Da mesma forma, nossas omissões e atitudes egocentradas, que visam proteger apenas o nosso lado, ferem a saúde da organização. Nenhuma parte do sistema mais amplo deixa de ser atingida pelas mudanças que se processam em algum lugar dele.

Desta forma, torna-se fundamental a conscientização de cada colaborador, independente do seu nível hierárquico. A consciência, neste caso, é uma ampliação da visão do indivíduo, que passa a compreender que ele faz parte de um todo maior. Que qualquer ação ou omissão da sua parte reflete em todo o sistema.

Ser consciente é muito mais do que ser obediente. A pessoa consciente atua mais pelo seu senso de responsabilidade do que por obrigação. Esta consciência demonstra uma postura ética e um engajamento do colaborador a favor do seu próprio bem estar e da saúde de toda a organização.

Aqui vale a “Regra de Ouro”: faça aos outros o que você gostaria que lhe fizesse, cuidando do que é do outro como se fosse seu.

DURAÇÃO: aproximadamente 1:30 h.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br