Como administrar o uso do celular – trabalho, trânsito e família

Por:Julio Machado
Segurança do Trabalho

21

Feb 2015

COMO ADMINISTRAR O USO DO CELULAR – TRABALHO, TRÂNSITO E FAMÍLIA –

Palestra para colaboradores em geral

Daniel Goleman, psicólogo, autor do livro Inteligência emocional, publicou na sua mais recente obra –Foco- severas advertências sobre esse momento humano-tecnológico que estamos atravessando, onde a falta de atenção tornou-se um dos maiores efeitos colaterais do uso descontrolado das ferramentas digitais. A quantidade enorme de convites para dispersão, através do WhatsApp, Facebook, e-mails, internet, twitter etc , somada à falta de gerenciamento de tempo e da disciplina para lidar com esses apelos digitais, tem comprometido muito a produtividade no trabalho e a segurança no trânsito, além de prejudicar seriamente os relacionamentos interpessoais.

Estudos tem comprovado que as interrupções em excesso podem diminuir em até 30% a capacidade de realização de atividades, o que faz com que o trabalho final deixe a desejar. Outra questão preocupante é a falta de consciência e a inconsequência dos motoristas que dirigem falando ao celular ou respondendo a mensagens, sem atentar para o fato de que estão assumindo o risco de matar. Hoje, esta conduta está sendo equiparada a dirigir alcoolizado.

A maioria das empresas que estão se preocupando com essas questões, não gostaria de fazer uso de ferramentas legais de caráter coercitivo para, por exemplo, proibir o uso do celular. Preferem, em vez disso, tentar educar e conscientizar, para que o bom senso dos colaboradores seja aplicado no dia a dia. Porém, esta tarefa não é nada fácil, principalmente nas empresas onde a maioria dos colaboradores tenha nascido depois dos anos 80.

Precisamos admitir que somos todos novatos no uso de algo em nossos bolsos que nos chama o tempo inteiro.  Estamos aprendendo continuamente, e, como tudo na vida, podemos fazer escolhas quanto à maneira como queremos usar o que o mundo moderno nos proporciona.  Importa termos a consciência de que estas escolhas gerarão consequências com que teremos que conviver no futuro; poderão fechar as portas para o nosso crescimento profissional ou, pelo lado da empresa, poderão tornar o nosso ambiente de trabalho desagradável, caso as normas sejam demasiado rígidas.

Propomos, através dessa palestra, uma sensibilização educativa, utilizando vídeos e relatos de casos, no sentido de buscarmos um posicionamento mais maduro e responsável para o uso dessas novas tecnologias, tanto no trânsito como no ambiente de trabalho. Além de propormos algumas dicas para o uso seguro e ético dessas ferramentas, iniciaremos com o grupo a construção de um pequeno código de conduta a partir das experiências de cada um.

DURAÇÃO: aproximadamente 90 minutos.

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br