Gestão do invisível

Por:Julio Machado
Liderança e Gestão

26

Mar 2009

GESTÃO DO INVISÍVEL

Palestra para gestores

“O que na realidade estamos efetivamente gerenciando nas organizações e no país? Gestão do quê? Parece que o foco da gestão ainda está vinculado ao visível, ao concreto, ao quantificável . O grande desafio da gestão parece estar em descobrir como atuar sobre o todo, tanto o visível como o invisível. E invisível no sentido mais amplo, que transcende em muito o tradicional intangível.
Não estaria a essência das organizações e do país exatamente nos aspectos invisíveis do seu ser?”
( Oscar Motomura – num artigo da revista Exame )

À medida em que o mundo avança em complexidade, somos diretamente atingidos na nossa maneira de perceber a nós mesmos e o mundo à nossa volta. Verdades, antes irredutíveis, começam a ser substituídas por novas visões, não apenas no que se refere às leis da natureza e da matéria, mas também a respeito de pessoas e ideias.

As empresas, assim como todo o Universo, deixaram de ser vistas como máquinas para se tornarem organismos vivos, cujo resultado depende da qualidade da sua rede de interconexões, tanto interna quanto externa. Aqueles que querem levar suas empresas com sucesso neste novo milênio, devem inteirar-se dessa nova abordagem como também aprender a implementá-la na vida das organizações.

Dos antigos modelos baseados em rotinas defensivas de controle e de imposição, nasce agora o gerenciamento norteado por valores, tais como: comunicação eficiente e transparente, cooperação, autonomia, flexibilidade, negociação, simplicidade. Além de capacitação técnica, tornam-se cada vez mais imprescindíveis habilidades humanas para uma liderança de sucesso.

DURAÇÃO: aproximadamente 1:30 h.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br