Motivação para ensinar e para aprender

Por:Julio Machado
Escola

26

Mar 2009

MOTIVAÇÃO PARA ENSINAR E PARA APRENDER –

Palestra para educadores

Para as crianças pequenas, o aprendizado é uma ocupação básica, elas o fazem naturalmente. Na pré-escola ainda podemos vê-las intensamente motivadas com a maioria das atividades propostas. Entretanto, à medida que avançam nas séries do ensino fundamental e do ensino médio, sofrem grande perda de motivação, encarando a aprendizagem mais com uma conotação de sofrimento do que de prazer.

Da parte do professor, também percebemos a sua motivação significativamente abalada. A formação basicamente conteudista do professor, as pressões por melhor desempenho, as dificuldades crescentes com a disciplina das turmas, o número elevado de aulas, entre outras dificuldades, contribuem com o crescente desgaste do papel do professor.

O que está acontecendo? Por que a escola hoje, apesar das inovações tecnológicas, ainda encontra sérias dificuldades com a motivação na relação ensino-aprendizagem?

A partir desta inquietante indagação, propomos conversar sobre as descobertas mais recentes das pesquisas no campo da motivação, apontando os principais fatores esvaziadores da motivação. Apontamos também para as novas posturas e estratégias pedagógicas que favorecem a recuperação da motivação para ensinar e para aprender

DURAÇÃO: palestra de aproximadamente 1,30 h.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br