O fator humano na prevenção de acidentes e do stress

Por:Julio Machado
Segurança do Trabalho

26

Mar 2009

O FATOR HUMANO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DO STRESS

Palestra para colaboradores

Na pedagogia da Prevenção de Acidentes de Trabalho distinguimos dois aspectos fundamentais: o MATERIAL – equipamentos de segurança e as condições físicas de trabalho – e o HUMANO – o lado afetivo e emocional de quem trabalha. É neste último que pretendemos atuar.

As ciências do comportamento têm demonstrado que não basta estar apenas bem informado e capacitado tecnicamente para que as coisas funcionem bem. A produtividade de um funcionário, bem como a sua maior ou menor vulnerabilidade para adoecer ou se acidentar, está intimamente ligada a alguns fatores, como:

– o “astral” do ambiente de trabalho, ligado ao relacionamento com os colegas e a chefia;

– a habilidade do indivíduo para lidar com as pressões e os conflitos emocionais.

Você acha que algum acidente já pode ter acontecido porque alguém diz que entendeu uma informação, sem que, na verdade, a tenha entendido? Por que isso acontece?

Você acha que rixas entre colegas de trabalho que torcem para times rivais podem afetar a segurança do trabalho? Até que ponto os trabalhadores sabem separar o lado pessoal do lado profissional na hora de administrar esses conflitos?

Os planejadores têm feito e estão fazendo tudo que podem para eliminar as causas físicas e ambientais dos acidentes de trabalho, mas, devido ao fator humano, os acidentes continuam a acontecer. 

DURAÇÃO: aproximadamente 1,30 h.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br