Gestão participativa: integrando talentos e competências

Por:Julio Machado
Liderança e Gestão

26

Mar 2009

GESTÃO PARTICIPATIVA: INTEGRANDO TALENTOS E COMPETÊNCIAS

Palestra para lideranças

A realidade mudou e o papel do líder, nas empresas, também mudou. Há bem pouco tempo, prevaleciam a burocracia, a tecnocracia e o autoritarismo. A função do gerente era mandar, cobrar, punir.

Hoje no meio empresarial, despontam conceitos como “inteligência grupal”, “gestão participativa”, “organizações que aprendem”, considerados fundamentais para o sucesso das organizações. À frente dos concorrentes, estão as empresas que investem no potencial humano e acreditam na força da integração das competências de cada um.

A filosofia da gestão participativa cria um comprometimento mais profundo entre os membros da equipe e abre espaço para a manifestação da criatividade e habilidades que potencializam resultados e criam um clima organizacional positivo.

Do “chefe” ao “líder educador”, a função gerencial passa por significativas transformações:

 O Chefe supervisiona tarefas…o líder facilita processos;

O chefe centraliza o poder…o líder delega;

O chefe é temido…o líder é respeitado e admirado;

O chefe é partidário…o líder é agregador;

O chefe conhece apenas a sua parte…o líder tem a visão do todo.

Esse novo líder, enfim, é aquele que exerce uma autêntica autoridade sobre seus liderados. Ele não se impõe a si mesmo. O seu comando é natural, pois as pessoas que com ele trabalham sentem-se promovidas e motivadas. Seu trabalho é alicerçado no compromisso em desenvolver, tanto o “organismo” chamado empresa como as pessoas com as quais ele trabalha.

DURAÇÃO: aproximadamente 1:30 h.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br