Pausas necessárias para aumentar a resiliência

Por:Julio Machado
Liderança e Gestão

10

May 2011

PAUSAS NECESSÁRIAS PARA AUMENTAR A RESILIÊNCIA

Palestra para colaboradores

Na luta pela sobrevivência, por resultados melhores, por mais participação no mercado, as empresas esperam contar com espécies de super-heróis. Não basta ser competente, é preciso ser o melhor. Não basta ser eficiente, é preciso ser criativo, antecipar mudanças, sugerir inovações, garantir que elas deem certo, bater um número maior de metas com recursos cada vez mais escassos.

O cenário é angustiante. Todos reclamamos do stress, da falta de tempo para si próprio, do desgaste nas relações familiares e afetivas. Reclamamos também das dificuldades com as pessoas no trabalho, da baixa produtividade e do cansaço. O que fazer para aumentar a nossa resiliência?

Um dos segredos para se minorar este cenário é a otimização das nossas pausas. Parar não apenas para o lazer e a distração, mas, sobretudo, para ser atencioso consigo mesmo e para com as pessoas com as quais nos relacionamos. Aprender também a fazer dessas pausas um momento para uma higiene mental, para renovarmos a nossa energia e o nosso entusiasmo.

Parar não é interromper. Muitas vezes continuar é interrupção. Se, por exemplo, um lenhador que tem muito serviço pela frente não fizer pausas para afiar o seu machado, ele estará comprometendo todo o seu rendimento em cortar a lenha. Neste caso, continuar é que é interrupção… da saúde, do prazer, da lucratividade.

Nesta palestra queremos, além de sensibilizar os participantes para a necessidade desses cuidados, também oferecer importantes subsídios de como esta mudança de comportamento poderá redundar numa maior:

  • revitalização dos agrupamentos humanos, conferindo-lhes mais sinergia, saúde e produtividade;
  • competência para administrar conflitos através de uma melhor afinação e cooperação entre as pessoas;
  • rendimento e criatividade no trabalho;
  • redescoberta do prazer e dos valores intrínsecos do trabalho.

DURAÇÃO: até 02 horas.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br