Podcast 20 – O PRINCÍPIO 10-90

Por:Julio Machado
Podcast

30

Aug 2016

 

Stephen Covey, famoso consultor de empresas e escritor americano, estabeleceu uma tese para explicar as nossas questões comportamentais, que ele chamou de princípio 10/90. Que princípio é este? Ele explica que só 10% das questões da vida estão relacionados com o que se passa conosco; os outros 90% da nossa vida, estão relacionados com a forma como reagimos ao que acontece conosco.

O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o semáforo quebre, que o nosso time de futebol seja derrotado ou que a bolsa de valores despenque. Mas nós é quem determinaremos os outros 90%. Como? Com a nossa reação.

Exemplo: O João está tomando o café da manhã com a sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Ele não tem controle sobre isto. Estes são os tais 10%. Agora, o que acontecerá em seguida será determinado pela sua reação.

Então, João se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Ele censura também a sua esposa por ter deixado a xícara muito na beira da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, ele vai trocar a camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e, por distração, ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai para o trabalho, também contrariada. Agora, ele vai ter de levar a filha, de carro, para a escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 min. de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, eles chegam à escola, onde a filha entra sem se despedir. Ao chegar atrasado ao escritório, ele percebe que esqueceu a maleta em casa. O dia começou mal e parece que ficará pior. Ele fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e sua filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com ele.

Pense: Por quê o dia do João foi péssimo?
por causa do café?
por causa da sua filha?
por causa da sua esposa?
por causa da multa de trânsito?
– Não, por causa dele.

Ele não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.

Vamos imaginar agora como o João poderia se comportar de um modo PRO-ATIVO diante do mesmo fato. O café cai na sua camisa. Sua filha fica assustada e sem graça. Então  ele lamenta, mas diz a ela, gentilmente: “Tudo bem, querida; não se preocupe. Isso pode acontecer com qualquer pessoa. Eu mesmo já derramei café algumas vezes”. Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, ele volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, acenando com a mão. Sua esposa admirada com o seu compreensivo e amoroso comportamento, lhe dá um beijo demorado e insinua que já está até com saudades mesmo antes dele sair.

Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferentes. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por nossa reação. Mas isso não é fácil, muitos diriam! Ninguém também é de ferro, outros justificariam. A questão aqui não é se é fácil ou difícil. Nem mesmo que uma conduta seja mais certa do que a outra. A questão é: que atitude levará ao melhor resultado.

Como reagir a alguém que te atrapalha no trânsito? Você fica transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe? O que acontece se você perder o emprego? Por quê perder o sono e ficar tão chateado? Isto não funcionará. Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve tão a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem. Reaja apropriadamente e seu dia ficará redondo.

Agora que você conhece o Princípio 10/90, utilize-o. Você ficará surpreso com os resultados! Milhares de pessoas estão sofrendo agora de um stress que não vale a pena; isto por ignorar que o seu estado de humor e a sua felicidade dependem mais delas do que dos fatos externos.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br