Podcast 27 – TEU MARIDO TE FAZ FELIZ?

Por:Julio Machado
Podcast

02

Oct 2016

 

Durante um seminário para casais, perguntaram a uma das mulheres presentes:
Seu marido te faz feliz ? Ele te faz feliz de verdade?

Neste momento, o marido até levantou seu pescoço, demonstrando segurança. Ele sabia que sua esposa diria que sim, pois ela nunca reclamou de nada durante o casamento. Todavia, sua esposa  respondeu com um ‘Não’, bem redondo…
Não, o meu marido não me faz feliz.

Neste momento, o marido já procurava a porta de saída mais próxima quando veio a conclusão da resposta.
Ele não me faz feliz… Eu sou feliz. O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele e sim de mim.

E continuou dizendo:
– Eu sou a única pessoa pela qual depende minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se minha felicidade dependesse de alguma pessoa ou de qualquer outra coisa ou circunstância sobre a face da terra, eu estaria com sérios problemas.

Se há uma verdade da qual todos algum dia irão se dar conta é de que… tudo passa. Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: o que pensamos da vida, as riquezas materiais, o nosso corpo, o clima, o chefe, os prazeres, as frustrações… tudo passa. E assim poderíamos citar uma lista interminável.

Tudo isso, que é externo a nós, podemos também chamar de circunstâncias da vida. Da mesma forma que as ondas do mar, as circunstâncias da vida ora estão em alta ora estão em baixa, ora estão mais calmas ora estão tempestuosas. São as experiências passageiras. Claro que elas também têm a sua importância, mas não podemos levá-las tão a sério. Devemos dar a elas o devido peso, justamente porque são provisórias.

Mas existem aquelas experiências que não passam e é nelas que precisaríamos nos investir mais. São os valores chamados eternos, que dependem só de nós e que nos tornam mais humanos: o amor, a bondade, o perdão, o respeito, o bom humor, a humildade.

Veja que quando nos referimos a alguém dizendo que ela é uma pessoa muito humana, o fazemos por reconhecer justamente que ela é uma pessoa que pratica essas virtudes humanizadoras: ela trata as pessoas de igual para igual, ela é generosa, aceita os outros como são, tem um refinado bom humor, é humilde e assim por diante.

Então o segredo da nossa felicidade como seres humanos, é justamente nos tornamos mais humanos. Quanto mais nos aproximamos do melhor de nós, mais felizes nos sentimos. Ao contrário, quanto mais nos afastamos destes valores eternos e passamos a nos apegar à pessoas, coisas ou as circunstâncias fora de nós, aí o sofrimento e as dores começam a pipocar.

Talvez seja por isso que aquela mulher tenha respondido daquela forma à pergunta: Seu marido te faz feliz? Provavelmente ela já tenha compreendido que a chave de toda a felicidade, de todo casamento e de toda vida humana..   está em poder afirmar com simplicidade e convicção: ‘A felicidade está centrada em mim’.

Há pessoas que dizem: ” Hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém não me deu a atenção que eu gostaria…

Ora isso são circunstâncias passageiras. Escolha ser FELIZ, apesar delas mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que falte dinheiro, mesmo que alguém tenha lhe machucado, mesmo que alguém não lhe dê o que você espera ou não lhe dê o devido valor.

*SEJA FELIZ por você mesmo. O segredo é você se voltar para dentro de você mesmo.

 

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br