Segurança é mais do que uma prioridade… é um valor

Por:Julio Machado
Segurança do Trabalho

27

Sep 2011

SEGURANÇA É MAIS DO QUE UMA PRIORIDADE.. É UMVALOR

Palestra para colaboradores 

Na evolução do tratamento das questões ligadas à segurança, saúde e meio ambiente nas empresas, passamos por várias etapas. Chegamos a considerá-las importantes num primeiro momento, em outro momento as abordamos como prioritárias e hoje as tratamos como um valor.

Precisamos ter cuidado com o conceito de prioridade que ainda é muitas vezes confundido com o conceito de valor. Prioridade, por definição, significa “anterioridade na ordem do tempo, em primeiro lugar, preferência.” É nesse momento que devemos prestar atenção, pois prioridades mudam e, então, segurança e saúde podem passar para o segundo plano.

Quando utilizamos o conceito de valor, que significa “aquilo que faz uma pessoa digna”, a saúde e a segurança adquirem uma outra envergadura para o indivíduo. Não apenas no tratamento que se dá a alguma coisa prioritária, mas assumindo o status dos grandes valores que aprendemos em família: bondade, humildade, gentileza, sinceridade e respeito; ou dos valores que aprendemos nas empresas: ética e transparência, espírito de colaboração, dedicação e comprometimento, desempenho com excelência e respeito à vida.

É com essa visão de valor, enquanto aquilo que não passa, que devemos balizar nossas atitudes em relação à segurança, saúde e meio ambiente. O respeito à vida, nas suas mais diversas dimensões, exige esse compromisso tanto da empresa como de cada um de seus colaboradores.

DURAÇÃO: aproximadamente 1:30 h.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br