01 e 02 de agosto de 2019 – quinta e sexta-feira – dia inteiro

Por:Julio Machado
Agenda

23

Jul 2019

Informações sobre o evento:

Data: 01/Aug/2019

Localidade: Salto da Divisa e Rubim - MG

Horas: 08Hrs

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE DE ENSINO DE SALTO DA DIVISA E RUBIM – MG

TEMAS: – CUIDANDO DE SI MESMO E DOS RELACIONAMENTOS
– O PROFESSOR EDUCADOR: RELAÇÕES AFETIVAS NO SISTEMA ENSINO-APRENDIZAGEM

Leonardo Boff, no seu livro “Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra”, denuncia a principal crise civilizacional:  “O sintoma mais doloroso, já constatado há décadas por sérios analistas e pensadores contemporâneos, é um difuso mal-estar da civilização. Aparece sob o fenômeno do descuido, do descaso e do abandono, numa palavra, da falta de CUIDADO”.

Neste vácuo de nós mesmos, grande parte da nossa energia se esvai, provocando desmotivação e cansaço. Como uma consequência natural, passamos o tempo a nos queixar da vida e das pessoas. Hipotecamos a nossa felicidade a um nada, pois, para sermos felizes passamos a depender de ter as coisas que nos faltam, ao invés de cuidar do nosso ser interior e aprender a direcionar nossa atenção para expandir as coisas que já possuímos na nossa vida.

As pessoas precisam de uma certa dose de verdade, beleza, bondade e unidade em sua experiência diária de trabalho. Se respeitarmos e alimentarmos esses quatro preceitos em todas as nossas relações com as pessoas, criaremos em nossas organizações um espírito de corporação mais forte e novas formas de lealdade, tanto no interior de nossas companhias quanto com os fornecedores e clientes. Ao seguir esses princípios, alcançamos as raízes profundas da motivação humana e fornecemos as condições para manter o sucesso em tudo o que fazemos.

CUIDAR DE SI MESMO E DOS RELACIONAMENTOS é promover um autêntico resgate da qualidade de vida. Implica em rever alguns esquemas mentais que estão na base de muitos conflitos e desgastes, tanto no relacionamento conosco mesmos como com o mundo e as pessoas à nossa volta. Implica também em aprender algumas técnicas e incorporar alguns hábitos e cuidados pessoais que irão dar um “grau” no nosso bem estar. A qualidade não vem “de graça”, ela é resultado de um investimento pessoal.

Premissas básicas:

  • A primeira condição para eu estar bem com os outros é, primeiro, estar bem comigo mesmo. Portanto, preciso aprender a cuidar do meu ser;
  • Não são as pessoas nem os fatos que me incomodam, são os meus sentimentos. Se for capaz de lidar com eles, lidarei mais facilmente com as pessoas e as situações.

Este trabalho promove uma pequena iniciação a esses cuidados, oferecendo subsídios de fácil assimilação, para que o indivíduo aumente o seu domínio pessoal e desenvolva o equilíbrio das suas emoções, reencontrando, assim, um pouco mais de paz e de felicidade.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br