(31) 3486-9883 - (31)98744.0793 / luxor@juliomachado.com.br

    • (31)98744.0793

14 de maio de 2019 – terça-feira – manhã

Por:Julio Machado
Agenda

05

May 2019

Informações sobre o evento:

Data: 14/May/2019

Localidade: Belo Horizonte

Horas: 10Hrs

PUC-MG – CORAÇÃO EUCARÍSTICO – Palestra na Semana da Enfermagem –

TEMA: A sobrecarga de trabalho, sofrimento e dor na saúde: quando o cuidado precisa começar conosco

No corre-corre de todos os dias, precisamos parar de vez em quando para recarregar as baterias internas a fim de colocar tudo na perspectiva correta. Sem esse cuidado, a nossa percepção fica embaçada e, daí, vemos as pessoas e as situações com menos definição, com menos clareza. Na verdade, ficamos menos inspirados.

Podemos comparar essas pausas necessárias como quando tiramos a vela de barro de um filtro para limpar a sujeira naturalmente acumulada com o seu uso. A água, que custava a passar pela vela suja, agora flui com mais facilidade e abundância. Ou como aquele lenhador que pára para afiar o seu machado e, consequentemente, renderá muito mais na sua tarefa de cortar a madeira.

A prática de elevar os pensamentos além daquilo que está acontecendo é fundamental para tomar o pulso da nossa vida, organizando melhor os nossos sentimentos e as nossas ações. Esta prática nos proporciona um acréscimo do poder de não nos sentirmos afetados negativamente pelo que nos chega. As pausas nos deixam mais imunes e equilibrados.

Leonardo Boff, no seu livro “Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra” denuncia a principal crise civilizacional: “O sintoma mais doloroso, já constatado há décadas por sérios analistas e pensadores contemporâneos, é um difuso mal-estar da civilização. Aparece sob o fenômeno do descuido, do descaso e do abandono, numa palavra, da falta de CUIDADO.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br