24 de setembro de 2016 – sábado – manhã

Por:Julio Machado
Agenda

21

Sep 2016

Informações sobre o evento:

Data: 24/Sep/2016

Localidade: Rio de Janeiro - RJ

Horas: 10Hrs

SOMOS EDUCAÇÃO – Palestra para professores dos Sistemas MAXI, ÉTICO e PH –

TEMA: Quando somos atuantes aprendemos com as mudanças da nova geração

“Todo professor já foi aluno; os melhores continuam sendo” (Rubem Alves)

A maioria das escolas não está preparada para responder a urgente demanda por uma nova forma de educar. Ainda está muito fundamentada mais em uma plataforma de ensino do que em uma plataforma de aprendizagem, onde todos aprendem. A escola está mais preocupada que seus alunos aprendam conteúdo do que com a postura que deve ter para se relacionar com o conhecimento. Até o quinto ano do ensino fundamental, a gente deveria ensinar o que é ser aluno, o que é ter colegas, o que é agir coletivamente, quais as posturas físicas e mentais para se relacionar com o conhecimento. Hoje a gente tem uma grande dificuldade de trabalhar isso. Espera-se que o aluno chegue à escola sabendo o que é ser um estudante.

É urgente reconsiderarmos a missão educacional da escola. A sua sobrevivência depende disso. O mundo do trabalho e as novas tecnologias convidam as pessoas a serem mais protagonistas e interessadas pelo que fazem, de pessoas preparadas para construir novos conhecimentos e participar do processo de mudança contínua.

Para adaptar-se a este novo contexto o professor precisa rever a sua linguagem para se comunicar com as novas gerações altamente influenciadas pelo mundo digitalizado. A escola precisa também rever seus currículos para redefinir conteúdos relevantes que sirvam de suporte para o desenvolvimento de habilidades que levem o aluno à aquisição de grandes competências através de uma aprendizagem significativa.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br