04 de outubro de 2018 – tarde

Por:Julio Machado
Agenda

25

Sep 2018

Informações sobre o evento:

Data: 27/Sep/2018

Localidade: Vespasiano - MG

Horas: 15Hrs

SESI / SENAI DE VESPASIANO: palestra para estudantes –

TEMA: Ética e consciência enquanto estudante

A prática pedagógica tem demonstrado que uma verdadeira e efetiva aprendizagem acontece quando dois fatores interagem equilibradamente: o intelectual e o afetivo. As ciências do comportamento têm também demonstrado que não basta apenas estar bem informado e capacitado tecnicamente para que as coisas funcionem bem, o fator humano tem um peso enorme em qualquer empreendimento de sucesso. Assim sendo, a motivação para estudar, bem como o maior ou menor aproveitamento de um aluno, sofrem influência de alguns fatores “invisíveis”, como:

– o “astral” do ambiente escolar, ligado ao relacionamento com os colegas e com os professores;

– a habilidade do indivíduo para lidar com as pressões e os conflitos emocionais.

Outro aspecto fundamental para o sucesso escolar é a conscientização do estudante. A consciência, neste caso, é uma ampliação da visão do indivíduo, que passa a compreender que ele não pode continuar agindo como um amador diante dos seus deveres escolares: empurrando o estudo com a barriga, colando nas provas e copiando trabalhos apenas para alcançar a média para ser aprovado. O profissional que ele quer se tornar depois de formado precisa começar a ser moldado através de uma postura mais profissional já na sua formação acadêmica.

Ser consciente é muito mais do que ser obediente. A pessoa consciente atua mais pelo seu senso de responsabilidade do que por obrigação. Esta consciência demonstra uma postura ética e um engajamento do aluno a favor do seu próprio bem estar e de toda a escola.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br