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Professores educadores: relações afetivas no sistema ensino e aprendizagem

Por:Julio Machado
Escola

26

mar 2009

Professores educadores: relações afetivas no sistema ensino e aprendizagem

 

“E o Mestre? O que terá acontecido com ele? Mestre é um educador, diferente de professor. Professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação”. Rubem Alves

Ao longo dos anos, o papel dos professores vem desenvolvendo crescentes mudanças. As exigências naturais da profissão levam-no, geralmente, a supervalorizar o desenvolvimento intelectual dos alunos, priorizando conteúdos programáticos e resultados quantitativos, em detrimento do projeto pedagógico e da relação afetiva com seus alunos(as). Entendemos que é necessário envolver todo o sistema na mudança e não apenas os professores, eles sozinhos não dão conta de mudar, precisam ser apoiados e incentivados, mas principalmente encorajados pela gestão pedagógica e diretiva.

Hoje as escolas que aceitaram o desafio da EDUCAÇÃO INTEGRAL, em sua maioria, estão atentas ao desenvolvimento da chamada Inteligência Emocional, cientes de que não basta atuarem apenas sobre o Q.I. do estudante. É fundamental ajudá-lo, também, no desenvolvimento do seu lado emocional e humano, fator de extrema relevância para o sucesso na aprendizagem.

Sonhamos com uma nova escola. Um lugar onde os professores – aquele que apenas transmite informações, dê lugar ao educador(a) – aquele que interage, que estimula o estudante a buscar o conhecimento, aquele que está também comprometido com a formação humana do seu aluno(a).

 

DURAÇÃO: aproximadamente 1h30

Todas as palestras, cursos e workshops podem ser personalizados de acordo com as necessidades e preferências.

Julio Machado

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