Por:Julio Machado
Escola
ago 2014
Como tornar a escola mais interessante para todos(as)
“Todo professor foi aluno um dia, os melhores continuam sendo.” (Rubem Alves)
Neste século XXI, caracterizado por constantes revoluções tecnológicas, mudanças no quadro familiar e acesso ilimitado à informação, faz-se necessário renovar o papel da escola, sobretudo a sua prática pedagógica. Precisamos resgatar o sentimento de que cada dia de aula contribui, de fato, para a formação do aluno(a), de modo que ele sinta mais prazer em participar das atividades escolares.
No entanto, se o(a) professor(a) for apenas cobrado e não devidamente estimulado a aprender para atualizar seus métodos e posturas pedagógicas, tudo isso esbarrará numa grande limitação. É o(a) professor(a) quem pode mediar conteúdos diversos, dos tradicionais aos atuais, e fazer valer o sentido mais profundo do termo “ferramenta” para todo o aparato tecnológico que já está aí nas mãos desta nova geração.
Utilizando-se de vídeos e cases brasileiros, esta palestra visa mostrar aos professores e gestores que, mesmo com dificuldades, é possível tornar a escola mais interessante, eficaz e participativa. Para isso, basta alinhar o propósito de todos os que constroem a instituição e buscar os meios para fazer os “milagres” que precisam ser feitos.
Duração: palestra de aproximadamente 1h30
Todas as palestras, cursos e workshops podem ser personalizados de acordo com as necessidades e preferências.