(31)98744.0793

julio@juliomachado.com.br

Competências socioemocionais no pós-pandemia

Por:Julio Machado
Destaque | Escola

14

jul 2022

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO PÓS-PANDEMIA –

“A EDUCAÇÃO DO OLHAR equilibra as nossas emoções” –

 

Quando a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) propõe de se trabalhar as competências socioemocionais no ambiente escolar, sua visão vai muito além de desenvolver essas habilidades junto aos estudantes com o objetivo de potencializar o seu aprendizado cognitivo. Ela também quer promover a “Educação do Olhar”, trabalhando a autoconsciência, a empatia e o relacionamento interpessoal .

Depois da COVID-19, podemos dizer que vivemos uma pandemia emocional. Um quadro que requer um indispensável e permanente cuidado com a saúde mental e emocional dos professores e dos alunos, sem a qual toda a proposta pedagógica fica abalada e comprometida.

O professor é o principal protagonista das competências socioemocionais. Afinal, como é possível auxiliar os alunos a desenvolver uma boa gestão das suas emoções, habilidades de relacionamento, empatia e flexibilidade para mudanças, quando os próprios agentes educacionais não têm essa clareza? Como a maioria dos professores não teve essa abordagem socioemocional durante a sua formação, a boa notícia é que essas competências podem ser aprendidas.

 

DURAÇÃO: até 90 minutos.

 

 

Compartilhe:

Olá, tem alguma dúvida? Clique aqui!