Competências socioemocionais
“A EDUCAÇÃO DO OLHAR equilibra as nossas emoções”
Quando a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) propõe de se trabalhar as competências socioemocionais no ambiente escolar, sua visão vai muito além de desenvolver essas habilidades junto aos estudantes com o objetivo de potencializar o seu aprendizado cognitivo. Ela também quer promover a “Educação do Olhar”, trabalhando a autoconsciência, a empatia e o relacionamento interpessoal.
Podemos afirmar que vivemos hoje um quadro pandêmico de desequilíbrio emocional. Um quadro que requer um indispensável e permanente cuidado com a saúde mental e emocional dos professores e dos alunos(as), sem a qual toda a proposta pedagógica pode ficar abalada e comprometida.
O(A) professor(a) é o principal protagonista das competências socioemocionais. Afinal, como é possível auxiliar os estudantes a desenvolver uma boa gestão das suas emoções, habilidades de relacionamento, empatia e flexibilidade para mudanças, quando os próprios agentes educacionais não têm essa clareza? Como a maioria dos professores não teve essa abordagem socioemocional durante a sua formação, a boa notícia é que essas competências podem ser aprendidas e desenvolvidas em qualquer momento de vida.
DURAÇÃO: aproximadamente 1h30.
Todas as palestras, cursos e workshops podem ser personalizados de acordo com as necessidades e preferências.