Por:Julio Machado
Sem categoria
mar 2009
O AFETO E O PODER NA RELAÇÃO CHEFE-SUBORDINADO
Palestra para líderes e gestores
Até há bem pouco tempo, vivíamos num país totalmente fechado à realidade mundial, particularmente no contexto empresarial. O que prevalecia era a burocracia excessiva, a tecnocracia e o autoritarismo difundido nas relações interpessoais, principalmente na entre chefes e subordinados.
Hoje, o mundo globalizado exige uma nova consciência no tocante às relações interpessoais: a consciência de que somos uma grande teia. Deste modo, teremos necessidade de modificar o velho jeito de tratar com pessoas. Teremos que parar de impor tarefas de cima para baixo e nos dedicar a facilitar o processo, incentivando a interação das partes entre si.
Todos vamos precisar de melhores capacidades para ouvir, para comunicar e para conduzir grupos. Esses são os talentos que proporcionam maior afetividade nas relações humanas em que a autoridade, inerente ao poder, acontece de forma fácil e espontânea, sem precisar ser imposta.
Esta palestra propõe uma reflexão a respeito das crenças e posturas que alicerçam uma estrutura de poder vertical, inflexível e impessoal. Paralelamente, será feita uma abordagem sobre os ganhos, em todo o sistema, de relacionamentos mais horizontalizados e afetivos.
DURAÇÃO: aproximadamente 1,30 h.