Por:Julio Machado
Segurança do Trabalho
jul 2013
Tolerância zero ao comportamento de risco
A prática da TOLERÂNCIA ZERO foi aplicada pela primeira vez em meados da década de 80 no metrô de Nova York, que se havia convertido no ponto mais perigoso da cidade. Começou-se por combater as pequenas transgressões: pichações deteriorando o lugar, sujeira das estações, alcoolismo entre o público, evasões ao pagamento de passagem, pequenos roubos e desordens. Os resultados foram evidentes. Começando pelo pequeno conseguiu-se fazer do metrô um lugar seguro.
A expressão Tolerância Zero soa como uma espécie de solução autoritária e repressiva, mas seu conceito principal é a prevenção e promoção de condições sociais de segurança. Tolerância Zero não é intolerância em relação à pessoa que comete o erro, mas intolerância em relação ao próprio erro.
Se quisermos chegar ao ACIDENTE ZERO, precisamos implantar a pedagogia da Tolerância Zero em nossas organizações. Isso significa que não adianta apenas fazer um trabalho em relação à percepção do risco, mas fazer também uma conscientização dos trabalhadores em prol de AGIR para evitar o acidente, superando melindres e questões pessoais, assumindo uma postura mais profissional em prol da segurança. Significa também um trabalho de sensibilização junto aos líderes que precisam comprar essa ideia e fazer valer o cumprimento das normas e procedimentos seguros.
O sentido deste trabalho motivacional é sensibilizar os trabalhadores para se sentirem parte de uma grande causa. Só assim eles poderão se engajar e cuidar uns dos outros para que sejam eliminados os comportamentos de risco.
Palestra para colaboradores
DURAÇÃO: aproximadamente 1h30.
Todas as palestras, cursos e workshops podem ser personalizados de acordo com as necessidades e preferências.