(31)98744.0793

julio@juliomachado.com.br

Gentileza: Uma atitude transformadora

gentileza
Gentileza é mais do que etiqueta

Ser gentil não é apenas ser educado ou saber as regras de etiqueta. É um atributo muito mais profundo, relacionado a como vemos os seres humanos e o valor que atribuímos a eles. A gentileza surge de um profundo respeito por todas as pessoas, independentemente de raça, sexo, crença ou condição social.

A gentileza é incondicional

Quando se é verdadeiramente gentil, é impossível não ser gentil com todos. A gentileza é uma reverência que oferecemos ao aspecto sagrado dentro de cada pessoa, independente de serem rotulados como bons ou maus, santos ou pecadores. A gentileza não pode ser uma moeda de troca, deve ser uma escolha pessoal baseada na compreensão de que temos um papel a desempenhar para trazer mais luz ao mundo.

Gentileza: o caminho para uma vida melhor

Praticar a gentileza não é apenas ser amável com os outros, mas também consigo mesmo. A gentileza começa de dentro para fora. A gentileza para consigo mesmo reflete-se em como tratamos os outros. E esse ciclo de gentileza tem o poder de transformar não apenas a nossa vida, mas também a vida das pessoas ao nosso redor.

A pressão do cotidiano e a gentileza

Muitas vezes, pressionados por ideias equivocadas de sempre ter mais e cumprir prazos e metas, tornamo-nos insensíveis. Nossas interações com as pessoas tornam-se menos gentis, mais apressadas e mais automáticas. No entanto, quanto mais gentis somos, mais respeitamos nossos próprios valores e menos provável será nos rebaixarmos por algo que não ressoa conosco.

Gentileza e a habilidade de dizer não

A gentileza não é sinônimo de sempre dizer sim. Pessoas que aceitam tudo, na verdade, estão fortalecendo a imagem de serem vítimas, mais do que praticando a gentileza. A gentileza é absolutamente compatível com a palavra “não”, desde que dita com sinceridade e respeito. A gentileza envolve o respeito por nossos próprios limites e a habilidade de escolher o que queremos sem culpa.

Os benefícios da gentileza

Ser gentil é extremamente benéfico. A gentileza abre portas, resolve conflitos, facilita negociações, muda humores, melhora relacionamentos. Do outro lado da moeda, a falta de gentileza pode ser prejudicial à nossa saúde física, emocional e mental.

Praticar a gentileza é uma escolha

Praticar a gentileza é uma escolha. É ser gentil, mesmo quando não recebemos a mesma gentileza. A gentileza é uma ação deliberada e não uma reação. Uma pessoa se torna mestre na gentileza quando perdoa, quando entende, quando se coloca no lugar do outro, quando age de acordo com o que espera de si mesma, e não com o que os outros esperam dela.

A gentileza é um hábito que devemos cultivar para melhorar a nossa qualidade de vida e dos que nos rodeiam. Mas a gentileza não é algo que você aprende e aplica de forma isolada. Ela é um reflexo de um processo de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal. Se você se identificou com a abordagem deste artigo e gostaria de explorar mais, convido-o para conhecer o meu curso “Amor e Mudança”.

Autoconhecimento e transformação

Este é um curso desenvolvido para pessoas que estão buscando mais do que apenas sobreviver no dia a dia, mas que desejam realmente viver uma vida com significado e propósito. É para aqueles que estão dispostos a olhar para dentro, enfrentar suas sombras e emergir como indivíduos mais autênticos, conscientes e gentis.

Conclusão

Lembre-se, a gentileza é um hábito que pode ser cultivado e aprimorado com o tempo. Ela começa com uma escolha consciente e se torna um modo de vida. Comece hoje a fazer essa escolha e veja a diferença que a gentileza pode fazer na sua vida e na vida das pessoas ao seu redor.

 

Confira abaixo outros artigos do Júlio Machado:

e-Book gratuito “Limites e Autonomia”.

A Sede do Ser: Reflexões Sobre Consumismo e Autoconhecimento

Mudança de vida: uma perspectiva inspiradora

O poder de focar no lado positivo da vida

Como Libertar-se do Sofrimento da Comparação

Amor e atenção: a chave para a transformação

O poder da atenção na educação dos filhos

Compartilhe:

  1. Joilza disse:

    Gentileza é o que falta no mundo atual, se todos fossem gentis para com o outro, não teríamos tanta violência. Sempre penso que o que não quero pra mim não faço com os outros. Obrigado.

  2. Gilberto de Souza Nunes disse:

    Gratidão pela gentileza de escrever este artigo esclarecedor. Suas palavras refletem a sua vida que considero ser um exemplo para todos que o conhecem. Certamente você está sendo uma expressão da Unidade como nos diz Jesus em Um Curso de Amor. Gratidão também por sua existência e por sua evidente escolha de estender o Amor ao mundo.

  3. Isabel Cristina de Oliveira Cavalcanti disse:

    Obrigada Júlio 👏
    Gentileza é a chave capaz de abrir vários caminhos porque vem do coração 💓
    Podemos mudar o mundo com um simples gesto de gentileza!
    Deus nos abençoe 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o ebook gratuito

Preencha os dados abaixo e receba seu ebook.

Baixe o ebook gratuito

Preencha os dados abaixo e receba seu ebook.

Olá, tem alguma dúvida? Clique aqui!