Por:Julio Machado
Segurança do Trabalho
mar 2009
Consciência e mudança de comportamento
“Acidente zero por meio da EDUCAÇÃO DO OLHAR”
Atualmente a grande questão de segurança que se impõe quando se quer chegar ao tão almejado acidente zero é: “A empresa deu todos os treinamentos e equipamentos de proteção necessários e, mesmo assim, o empregado agiu de uma forma indevida provocando um acidente de trabalho. Por quê?”
De uma forma bem simples podemos responder que ele ainda não desenvolveu a consciência sobre a importância de certa conduta preventiva. Saber de uma norma de segurança não é o mesmo que ter consciência dela, pois a consciência implica em mudança de comportamento, e não apenas em conhecimento intelectual. O mesmo vale para a assimilação ou a mudança da cultura de uma empresa. Como nos lembra o compositor Beto Guedes: “A lição já sabemos de cor, só nos resta aprender.”
Ser consciente é muito mais do que ser obediente. A pessoa consciente atua mais pelo seu senso de responsabilidade do que por obrigação. Esta consciência demonstra uma postura ética e um engajamento proativo da pessoa naquilo que ela se propõe a fazer.
Como desenvolver essa consciência? Este é o desafio do que chamamos Educação Corporativa. Através de uma palestra bem-humorada e instigante, queremos sensibilizar os participantes para o engajamento nessa causa onde o maior beneficiado é ele mesmo.
DURAÇÃO: aproximadamente 1h30.
Todas as palestras, cursos e workshops podem ser personalizados de acordo com as necessidades e preferências.