FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIROS NA EDUCAÇÃO
Palestra para pais e professores
Em tempo de aceleradas mudanças, cabe aos pais e educadores uma atenção redobrada no que tange ao cuidado e ao cultivo dos valores fundamentais para o sucesso escolar e a realização pessoal e profissional dos jovens.
Entre as idealizações frequentes na educação, a tão falada parceria escola e família tenta sair do plano do discurso e do “jogo de empurra” para um diálogo honesto e prático sobre o que vem a ser a responsabilidade de cada um nesta nobre tarefa de educar. Dizer que a escola ensina e a família educa parece não atender às necessidades do momento onde estes papéis estão cada vez mais embaralhados. Em outras palavras, nunca um lado precisou tanto do outro.
Parceria não é transferência de responsabilidades. É importante frisar que as escolas não podem esperar que os pais atuem como auxiliares na tarefa de fixar ou estender as aprendizagens, como se a família fosse um complemento do trabalho pedagógico. A participação das famílias é importante em um outro âmbito: o do cuidado percebido pela criança ou o adolescente, demonstrando interesse pelas suas atividades escolares, no preparo das condições materiais e emocionais para frequentar a escola e que as demandas da escola, como as lições e o estudo, possam ser realizadas, de preferência, em casa, num ambiente tranquilo e acolhedor.
Sabemos da ansiedade que os pais sofrem nos dias de hoje, quando passam menos tempo com os filhos e tendem a transferir para a escola responsabilidades educacionais inerentes ao papel da família. Nesse sentido, a escola convida a família para reunir a fim de fomentar um diálogo que leve a formas mais efetivas e alegres de participação.
DURAÇÃO: palestra de aproximadamente 1,30 h.