(31)98744.0793

julio@juliomachado.com.br

Podcast 10 – COLOQUE O SEU OLHAR NO LADO BOM DA VIDA

Por:Julio Machado
Podcast

13

ago 2016

CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR

Quero abordar um intrigante paradigma que está na base dos nossos relacionamentos; seja na família, no trabalho ou em qualquer lugar onde gente esbarra com gente. A questão é: por que os defeitos dos outros chamam mais a nossa atenção do que as suas qualidades?

Uma história oriental nos conta que vivemos neste mundo como se estivéssemos andando numa fila indiana, um atrás do outro. No nosso peito carregamos uma mochila com as nossas qualidades e nas nossas costas uma outra mochila com os nossos defeitos. Como estamos um atrás do outro, o que vemos então? Bem perto dos nossos olhos as nossas qualidades e nas costas de quem vai à nossa frente os seus defeitos. O detalhe é que quem está atrás de nós vê o quê a nosso respeito?

Pois bem, constatamos desta forma a atração que temos em ver defeitos e problemas em primeiro lugar. E tudo isso com uma motivação muito boa: queremos que o mundo melhore e que as pessoas sejam mais corretas. Cabe então uma pergunta para clarearmos onde podemos mudar esse paradigma: o mundo melhorará pela correção dos erros e dos defeitos ou pela valorização das virtudes e das qualidades?

Como a maioria das pessoas ressaltam mais os erros e defeitos dos outros, os problemas ganham muita atenção e muito ibope. Daí,  quanto mais se tenta melhorar as coisas por este método de corrigir defeitos,  mais os problemas crescem e a coisa parece só piorar.

Não queremos dizer que não se deva corrigir, dentro do possível, os erros, tanto nossos quanto dos outros. Mas queremos aqui fazer um convite para aumentar a nossa atenção do outro lado: o das virtudes. É como fazer o contrário! Prestar menos atenção nas coisas que não gostamos e colocar mais atenção naquilo que queremos que melhore.

Existe um preceito que vale tanto para o bem quanto para o mal. Ele diz o seguinte: tudo que você põe a sua atenção cresce. Repetindo: onde você coloca a sua atenção ali cresce, seja a coisa boa ou o problema.

Dê uma olhada e comprove por si mesmo se você tem conseguido algum sucesso em ajudar alguém, ou a si mesmo, a corrigir algum defeito lembrando a esta pessoa o tempo todo do seu problema. Na minha experiência isso só reforça o problema.

Agora experimente mostrar a uma pessoa que tem, por exemplo, uma dificuldade em largar um vício, o quanto ela é forte em algum outro aspecto da sua vida, mesmo que aparentemente não tenha nenhuma ligação uma coisa com a outra. Reforce com ela alguma virtude ou qualidade que ela possua, como por exemplo, a sua capacidade de trabalhar e de estudar mesmo com o horário apertado ou qualquer outra coisa que lembre a esta pessoa do seu valor e da sua competência. As chances dela conseguir forças para largar um vício serão agora muito maiores, pois ela passará a focar a sua atenção mais nos seus valores do que nas suas incapacidades.

 

 

Compartilhe:

Olá, tem alguma dúvida? Clique aqui!