Os dilemas da educação na era digital e da internet

Por:Julio Machado
Escola | Familia

22

Aug 2014

OS DILEMAS DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL E DA INTERNET –

Palestra para professores e pais –

A internet e os smartphones estão causando imensas mudanças nos processos sociais e uma das consequências visíveis é a queda de interesse pela escola regular e o crescente conflito na relação professor-aluno.

A juventude que atormenta os adultos atualmente faz parte de uma geração que é facilmente abduzida pelo “mundo virtual”. Possuem símbolos próprios, são criativos e não admitem a autoridade imposta. Obedecer significa, antes de tudo, ser respeitado para, aí sim, poder admirar e respeitar as figuras de autoridade.

Como ajustar a PEDAGOGIA a esses novos tempos? Vale lembrar que modernidade em educação não é a introdução de mais aparatos tecnológicos na escola, mas, sim, o que essas novas tecnologias podem ajudar a promover. Num primeiro momento, já estamos sentido um discreto e saudável impacto em algumas escolas inovadoras com o surgimento de modelos alternativos, e sob medida, de ensino e de aprendizagem.

Não cabe mais  perguntar se o professor terá seu papel reduzido diante dos recursos tecnológicos.  Ao contrário, como indispensável mediador que é, cabe a ele orientar os alunos sobre como se utilizar da tecnologia como uma ferramenta para facilitar a construção e o compartilhamento do conhecimento.

Duração da palestra: aproximadamente 90 minutos.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br