A IMPORTÂNCIA DAS PAUSAS PARA O CONTROLE DO STRESS
Palestra para colaboradores
O stress profissional é uma realidade observada hoje nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho e, diferentemente do que muitos imaginam, não está restrito aos profissionais que exercem altos cargos em grandes empresas. O problema está presente nos mais distintos níveis hierárquicos e em empresas de todos os portes. O stress se intensifica à medida que aumentam as responsabilidades, pressão laboral, competitividade, estafante jornada de trabalho, entre outras características muito típicas do mundo apressado e consumista em que vivemos.
Diante disso, como manter a qualidade de vida e o equilíbrio emocional?
A resposta é simples: treinando a capacidade de cada indivíduo de desenvolver a resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar com mais rapidez e de se mostrar mais tolerante e adaptável diante dos obstáculos que a vida apresenta.
Hoje é comprovado que o bem estar de qualquer trabalhador depende que ele faça pequenas pausas para cuidar de si, tanto fisicamente como emocionalmente. A consciência que se quer implantar é a de que essas pausas, bem orientadas, otimizam o rendimento profissional e promovem a execução do seu trabalho com mais segurança. É como o lenhador que faz pausas para afiar o seu machado e que, consequentemente, produz mais com um mínimo de desgaste. Ao contrário do que possa parecer, essas pausas são um ganho de tempo.
Tanto a saúde pessoal como a das organizações dependem do desenvolvimento de mecanismos de melhoria na qualidade de vida. A conscientização das pessoas, neste sentido, leva a uma maior maturidade e conseqüente responsabilidade em tornar, ela própria, a principal responsável pela criação de novos hábitos e atitudes mentais que redundarão em mais saúde e felicidade, contagiando o ambiente à sua volta.
DURAÇÃO: aproximadamente 1,30 h.