Coloque a sua atenção no lado bom da vida

Por:Julio Machado
motivacionais

02

Apr 2018

COLOQUE A SUA ATENÇÃO NO LADO BOM DA VIDA –

Palestra motivacional para empresa, escola, família e instituições em geral –


A atenção tem um poder vitalizante.
 Todas as formas de vida que recebem atenção se expandem e se tornam mais radiantes. Ao contrário, sem esse combustível, começam a esmorecer, perdem o seu brilho. Sendo assim, clientes, familiares, colegas de trabalho e amigos são profundamente tocados pela qualidade da atenção a eles dirigida.

Se queremos realmente melhorar a nossa vida e o lugar onde vivemos, precisamos encontrar uma maneira realmente eficaz de alcançarmos esses nobres objetivos. E, certamente, o primeiro passo é investigar onde estamos focando a nossa atenção: nos defeitos ou nas qualidades? Nos vícios ou nas virtudes? Na doença ou na saúde? No problema ou na solução?

Alguns responderiam que o mais importante é sermos realistas e que tanto faz olhar para o lado bom ou o lado ruim de qualquer situação. Mas será mesmo que focar numa coisa ou noutra não fará nenhuma diferença na nossa vida?

Acredito que tal escolha não seja assim tão inócua. A tese que defendo é que a atenção tem um grande poder: o de alimentar e fazer crescer aquilo em que ela está mais focada. Assim sendo, se colocarmos a atenção no bem e na solução, eles crescerão, porém, se a nossa atenção estiver mais concentrada no mal e nos problemas, eles também aumentarão sua proporção. Portanto, não é indiferente colocarmos a atenção num lado ou no outro.

Se quisermos expandir o bem e a beleza, precisamos colocar a atenção no lado bom da vida. Isso não quer dizer que ignoramos que exista o outro lado, apenas não focamos nele. Para isso, vamos precisar de um propósito mais elevado, vamos precisar nos exercitar tal qual num treinamento para obter a mudança de um hábito. Sabemos, contudo, que isso não é fácil, pois significa sair da inércia onde nos acostumamos a focar no negativo. Geralmente, as coisas negativas e os defeitos atraem, de imediato, o foco da nossa atenção, principalmente quando ela está solta e ficamos no piloto automático.

Refletir sobre esse tema, dando aos participantes importantes subsídios para melhorar a qualidade da sua atenção, constitui o objetivo principal desta palestra.

 

Compartilhe:

Rua João Chagas 383 / 1203 - Bairro União - Belo Horizonte - MG CEP 31170-370

(31) 3486-9883

luxor@juliomachado.com.br