DÊ UM TEMPO PARA VOCÊ
Palestra de sensibilização
“Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim que ela virão livremente até você.” (Mário Quintana)
No corre-corre de todos os dias, de vez em quando precisamos de um tempo para recarregar as baterias internas a fim de colocar tudo na perspectiva correta. Sem esse cuidado, a nossa percepção fica embaçada e, daí, vemos as pessoas e as situações com menos definição, com menos clareza. Na verdade, ficamos menos inspirados.
Podemos comparar essas pausas necessárias como quando tiramos a vela de barro de um filtro para limpar a sujeira naturalmente acumulada com o seu uso. A água, que custava a passar pela vela suja, agora flui com mais facilidade e abundância. Ou como aquele lenhador que pára para afiar o seu machado e, consequentemente, renderá muito mais na sua tarefa de cortar a madeira.
A prática de elevar os pensamentos além daquilo que está acontecendo é fundamental para tomar o pulso da nossa vida, organizando melhor os nossos sentimentos e as nossas ações. Esta prática nos proporciona um acréscimo do poder de não nos sentirmos afetados negativamente pelo que nos chega. As pausas nos deixam mais imunes e equilibrados.
Leonardo Boff, no seu livro “Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra”, denuncia a principal crise civilizacional: “O sintoma mais doloroso, já constatado há décadas por sérios analistas e pensadores contemporâneos, é um difuso mal-estar da civilização. Aparece sob o fenômeno do descuido, do descaso e do abandono, numa palavra, da falta de CUIDADO.”
DURAÇÃO: aproximadamente 1:30 h.