(31)98744.0793

julio@juliomachado.com.br

Liderança pelo exemplo

Por:Julio Machado
Liderança e Gestão

05

jul 2011

LIDERANÇA PELO EXEMPLO

“Suas atitudes falam tão alto que eu não escuto o que você me diz” (Emerson)

 

O maior catalisador do processo de participação e comprometimento dos trabalhadores é, sem dúvida, o envolvimento total das lideranças. O líder que adquire essa consciência não é aquele que apenas ensina e manda fazer, mas o que influencia a sua equipe através do seu próprio exemplo.

Muitas iniciativas para melhoria da saúde e segurança dos trabalhadores, por exemplo, ficam esmaecidas e se perdem pelo caminho, por falta de engajamento efetivo das lideranças Os líderes indicam a atividade, mas não participam nem incentivam seus liderados. Em alguns casos colocam a produção e o trabalho burocrático como prioridade, inibindo ou sabotando a participação dos seus comandados nessas mesmas ações.

“Não se iluda. Numa empresa, nada ocorre de baixo para cima. Ou os dirigentes dão o exemplo ou nada ou pouco ocorrerá. Não adianta falar. Não adianta fazer discursos. Não adianta colocar faixas. Não adianta pregar quadrinhos nas paredes com frases de efeito e exortações para a qualidade, para o atendimento ao cliente, para a cortesia, para a prestação de serviços. Se os dirigentes não tiverem um genuíno comportamento e atitudes “exemplares”, tudo ficará no discurso, na intenção e pouco ocorrerá de concreto, de efetivo dentro da empresa no dia-a-dia. Essa é a verdade, nua e crua.” (Luiz Marins)

O líder eficaz, portanto, é aquele que exerce uma autêntica autoridade sobre seus liderados. Ele não se impõe a si mesmo. O seu comando é natural, pois o sua liderança pelo exemplo arrasta as pessoas que com ele trabalham, sentindo-se promovidas e motivadas.

DURAÇÃO: até 90 minutos.

 

Compartilhe:

Olá, tem alguma dúvida? Clique aqui!